sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Salve São Pio V

21 de agosto: São Pio X - Papa

Seu nome de batismo era José Melquior Sarto, e nasceu no dia 2 de junho de 1835 em Riese, no Treviso. Seu pai, que era funcionário da prefeitura, morreu, deixando sua mãe, Margarida Sanson, com dez filhinhos para criar. José, que já havia iniciado os estudos do seminário, bem que quis interrompê-los para ajudar sua mãe, mas ela o motivou a continuar.

Aos 23 anos, foi ordenado sacerdote. Por 09 anos, foi capelão em Tômbolo; por mais nove, foi pároco em Salzano; por outros nove, foi cônego e diretor espiritual em Treviso; nove anos bispo de Mântua e outros nove anos, catedral-patriarca de Veneza; foi eleito papa em 1903, quando ocupou o lugar do papa Leão XIII até 1914, ano em que morreu, no dia 20 de agosto.

O lema de seu pontificado era o de “restaurar todas as coisas em Cristo”. Promoveu diversas mudanças na vida interna da Igreja, como a renovação litúrgica, derrubou as barreiras seculares que separavam a Cúria romana da prática pastoral, codificou o direito canônico, entre outros. Mesmo sendo papa, Pio X fez questão de conservar a simplicidade de vida que provinha de sua origem camponesa.

Oração
Bendito sejais Deus, Senhor do céu e da terra, que nos destes a graça do papado e um tão grande intercessor como São Pio X. Concedei-nos, Senhor, pela intercessão de tão insigne santo, a graça da paz para toda a Igreja de Cristo e para todos os seus membros e fiéis. Por Cristo e Maria, amém.

Nenhum comentário:

Seguidores