quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Salve São Bernado

20 de agosto: São Bernardo

Bernardo nasceu no ano de 1090 no Castelo de Fontaine, próximo a Dijon. Quando ainda era muito jovem, resolveu fazer-se monge em Cister. Logo a vida monástica influenciou seus outros cinco irmãos: Guido, Nissardo, Umbelina, Gaudry e Tascerlino. Todos deixaram o conforto do castelo para dedicarem suas vidas a Deus.

Além desses jovens, muitos outros foram atraídos para o mundo cisterciense, fazendo-se necessária a fundação de novos mosteiros. O encarregado dessa missão foi o próprio Bernardo, que deixou Citeaux carregando uma cruz e seguido por doze religiosos.

Acabaram por se estabelecer em um local ao qual deram o nome de Claraval. Seguiam as regras beneditinas rigorosamente: oração e trabalho, sob a obediência absoluta do abade. Mas antes das regras, Bernardo pregava outra coisa, o amor: “ Naqueles que amamos, encontraremos repouso, e o mesmo repouso oferecemos a todos aqueles que amamos.”

Exerceu grande influência e peregrinou por toda a Europa além de seus retiros para escrever suas doces e otimistas obras, como o “Tratado do Amor de Deus” e o “Comentário ao Cântico dos Cânticos”. Morreu no dia 20 de agosto de 1153.

Oração
Bendito sejais, Deus, que concedestes inumeráveis graças a São Bernardo, fazendo-o firme instrumento das coisas do céu e fundador da Ordem dos Cisterciences. Concedei-nos, por sua intercessão, a graça que vos pedimos. Por Jesus e Maria, amém.

Fonte
http://www.religiaocatolica.com.br/santosdodia_agosto.asp#20

Nenhum comentário:

Seguidores