sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Santos Anjos da Guarda

Anjo da guarda - (Catecismo da Igreja Católica, (I. Os anjos, 328-336)
"Os anjos são servidores e mensageiros de Deus".


A existência dos anjos - uma verdade de fé. A existência dos seres espirituais, não-corporais,que a Sagrada Escritura chama habitualmente de anjos, é uma verdade de fé.

Quem são os anjos?

Anjos (mensageiros) é designação de encargo, não de natureza. Se perguntares pela designação da natureza, é um espírito; se pertguntares pelo encargo, é um anjo: é espírito por aquilo que é, enquanto é anjo, por aquilo que faz.

Por todo o seu ser, os anjos são servidores e mensageiros de Deus. Porque contemplam "constantemente a face do meu Paique está nos céus"(Mt 18,10), são "poderosos executores da sua palavra, obediênte ao som da sua palavra" (Sl 103,20).





Enquanto criaturas puramente espirituais, são dotados de inteligência e de vontade: são criaturas pessoais e imortais (conferir Lc 20,36). Superam em perfeição todas as criaturas visíveis. Disto dá testemunho o fugor de sua glória(cf Dn 10, 9-12).

Cristo "com todos os seus anjos"
Cristo é o centro do mundo anjélico. São os seus anjos: "Quando o Filho do Homem vier na sua glória com todos os seus anjos... (Mt 25,31). São seus porque criados por e para ele: "Pois foi nele que foram criadas todas as coisas, nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis: Tronos, Dominações,
Principados, Potestades; tudo foi criado por Ele e para Ele" (Cl 1,16). São seus, mais ainda, porque ele os fez mensageiros do seu projeto de salvação.



"Por ventura, não são todos eles espíritos sevidores,
enviados ao serviço dos que devem herdar a salvação?" (Hb 1, 14).


Eles aí estão, desde a criação (cf Jó 38,7, onde os anjos são chamados "filhos de Deus".) e ao longo de toda a História da Salvação, anunciando de longe ou de perto esta salvação e servindo ao desígnio divino da sua realização: fecham o paraíso terrestre (cf Gn 3,24) protegem Lot (cf Gn 19)
salvam Agar e seu filho (cf. Gn 21,17) seguram a mão de Abraão (cf. Gn 22,11) a lei é comunicada por ministério deles ( cf. At 7,53) conduzem o povo de Deus (cf. Ex 23,20-23) anunciam nascimentos (cf. Jz 13) e vocações (cf. Jz 6, 11-24); Is 6,6) assistem os profetas ( cf. 1Rs 19,5), para citarmos apenas alguns exemplos. Finalmente, é o anjo Gabriel que anuncia o nascimento do precursor e o do próprio Jesus ( cf. Lc 1,11.26)




Os anjos na vida da igreja.

Do mesmo modo, a vidda da Igreja se beneficia da ajuda misteriosa e poderosa dos anjos (cf. At 5,18-20; 8,26-29; 10,3-8; 12,6-11; 27,23-25). Desde a infância (cf.Mt 18,10) até a morte (cf. Lc 16,22) a vida humana é cercada pela sua proteção (cf Sl 34,8 ; 91,10-13) e pela sua intercessão (cf. Jó 33,23-24; Zc 1,12; Tb 12,12). "Cada fiel é ladeado por um anjo como protetor e pastor para conduzi-lo à vida". Ainda aqui na terra, a vida cristã participa na fé da sociedade bem-aventurada dos anjos e dos homens, unidos em Deus.


**********

Inúmeras vezes e com grande naturalidade o papa João XXlll, recomenda a invocação dos anjos: "Nunca se deve descuidar a especial devoção ao Anjo da Guarda, que está ao lado de cada um de nós. O anjo da guarda é um bom conselheiro, intercede junto a Deus a nosso favor, ajuda-nos nas nossas necessidades, defende-nos dos perigos e dos acidentes. O Papa gostaria de que os fiéis sentissem toda a grandeza desta existência dos anjos". (discurso de 26/10/62).

* Anjo da guarda (Gn 24,7; 48,16; Ex 23,20-23; Sl 34,5; 33,8; Dn 6,23)

O Anjo da guarda é protetor e amigo, intercessor, guia e conselheiro. Muitas pessoas não sabem que contam com sua ajuda, cuidados e muito zêlo. Por isso não entenden o que seu anjo lhes comunica. O anjo conselha o homem sempre para o bem e para Deus. Alerta-o para os perigos e tentações. Aconselha-o e intercede por seus problemas e necessidades.O homem porém é livre para escolher seu modo de pensar e agir. Assim, deve-se sempre buscar a proteção do anjo da guarda que cada um possui em particular, pedindo em oração sua guarda e proteção.


********



Oração ao Anjo da Guarda


Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador.
Já que a ti me confiou a piedade divina,
sempre me rege, me guarde,
me governe, me ilumine.
Amém.

http://www.recado.org.br/textosformativos.asp?idTF=72

Nenhum comentário:

Seguidores