segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

COMUNICAÇÕES DO FREI J ANUSZ SOBRE NOSSA PRESENÇA EM JuRUÁ AM

Caríssimos Irmãos,
Paz e Bem!
Na festa de Todos os Santos da Ordem Seráfica que encerra o Jubileu dos 800 anos do
Carisma Franciscano desejamos estar com vocês por meio da oração e nesta carta queremos
partilhar mais um pouco sobre nossa vida na Amazônia desde a última Páscoa.
O mês de junho foi o tempo das visitas pastorais nas comunidades ribeirinhas. O nosso
barco depois da reforma geral voltou “quase novo” e nos serviu muito bem. Entre a visita
“subindo o rio” e “descendo o rio” fui visitar, de uma “voadeira” emprestada, a comunidade na
boca do Breu e uma nova comunidade que nunca foi visitada. Frei Mário pescando na beira do
rio encontrou o pessoal de lá e decidimos fazer essa visita. De barco seria impossível, mais que
40 horas de ida e volta. De “voadeira” apenas 3 horas de ida. Encontrei a comunidade Morada
Nova bem arrumada. Há oito anos, duas famílias da região do alto Juruá se mudaram para Breu.
Agora é uma comunidade com 11 casas e até uma igreja evangélica! No entanto naquela noite
batizei lá 18 crianças. No ano que vem temos que programar uma visita e preparar os catequistas.
Em suma, em todas as comunidades dos encontros e celebrações participaram cerca de
600 pessoas, 45 crianças receberam a Primeira Comunhão, 75 crianças receberam o sacramento
do Batismo e 4 casais o sacramento do Matrimônio. A última comunidade a ser visitada foi
Paranaguá. Pela primeira vez visitei a no Natal de 2005 com Dom Agostinho. Neste ano, por
causa das enchentes a comunidade mudou de lugar. Desmontaram a escola, mas a Prefeitura não
conseguiu terminar a construção da escola nova. Por causa da enchente no interior as aulas foram
suspensas em maio e só retornaram no fim de setembro. O povo sofreu muito. Em Antonina, na
capela a água chegava até joelhos. Muitos decidiram fazer das suas casas os “sobrados”, pois não
havia mais espaço para subir o assoalho como é o costume, no causo quando chega a água alta.
No início de julho, de nosso barco “Mensagem Paz e Bem!” viajamos a Tefé para
participar da Ordenação Presbiteral de Basílio e Cândido, da Assembléia da CARITAS. Depois,
enquanto eu estava participando da Reunião Pastoral, Frei Mario prosseguiu a viagem até
Manaus para fazer algumas compras. Com ajuda da Comissão para Ação Missionária do
Episcopado da Polônia e outros benfeitores adquirimos um bote de alumínio, de 6 metros e um
motor Yamaha15.
O nosso barco precisava de novos salvavidas,
de extintor e outros
equipamentos. Foi comprado também o material para pintar a Igreja São Francisco, Igreja Matriz
e da Casa Paroquial. Quando escrevo esta carta a igrejas já foram pintadas e ainda restounos
uma
parede da casa paroquial que foi bastante danificada pelo tempo e pela água.
Em agosto Dom Sérgio Eduardo Castriani CSSp., realizou uma breve visita pastoral a
Juruá. Cinqüenta jovens receberam o Sacramento de Crisma: 2 de agosto, na Igreja Matriz 13
jovens e 3 de agosto na Comunidade de Forte das Graças 37
jovens das comunidades
ribeirinhas: Cumaru, Socó, Arati e Forte das Graças. O Grupo Jovem JURAC e a Pastoral da
Juventude animaram o retiro dos crismandos. Desta vez o retiro aconteceu na Comunidade Forte
das Graças, e reuniu 70 jovens.
No final de setembro começaram as novenas e os arraiais de São Francisco. Além da
Igreja São Francisco na cidade a novena é realizada em 4 comunidades ribeirinhas. Pela segunda
vez com o grupo de Coroinhas preparamos a celebração de Transitus de Seráfico Pai. Graças a
nossa “voadeira”, neste ano pude também acompanhar o “levantamento do mastro” na
comunidade Cumaru, no dia 24 de setembro e, no dia seguinte já do outro lado – descendo o rio –
na comunidade Idá onde foi construída mais uma capela dedicada a São Francisco. Em tudo já
são 3 capelas em: Antonina, Idá e Cumaru, mas essa última ainda está em construção.
Dia 10 de outubro, antecipando o Dias das Crianças e, em sintonia com a programação
do Ano Catequético Nacional, realizamos uma Caminhada e Gincana catequética que aconteceu
na quadra da Escola Estadual Romerito Brito. O encontro foi encerrado com criativas e belas
encenações bíblicas. A turma da Perseverança II do Centro ganhou a gincana e PréCatequese
do
bairro São Francisco fez a melhor apresentação.
Outro momento bonito na nossa paróquia foi o “V Regional da PJ”, que por ocasião do
Dia Nacional da Juventude reuniu os jovens das paróquias de Fonte Boa, Jutaí e Juruá. Os
visitantes foram alojados no Centro PréEscolar
Beija Flor. O ponto mais alto do encontro foi a
Marcha pela Paz e a Missa do Encerramento concelebrada pelo Pe. Cristiano de Fonte Boa e por
mim Frei
Janusz de Juruá.
Para a comemoração do dia de Todos os Fiéis Falecidos, conseguimos conscientizar o
pessoal da Prefeitura e finalmente foi restaurada a cruz do cemitério. Por muitos meses um braço
estava quebrado. Foi feita a limpeza e arrumada a cerca. Nós cuidamos do túmulo de Pe.
Francisco Bazelmans, missionário holandês dos “padres brancos” que veio falecer aqui em Juruá,
em outubro de 1990.
Em novembro fizemos grande esforço para preparar a nossa casa para acolher os padres e
as irmãs do setor III – três paróquias vizinhas: Fonte Boa, Jutaí e Juruá. De 12 a 15 de novembro
tivemos um dia de estudo e reflexão, um dia de retiro, de convivência e de celebração. Dom
Mário Clemente, bispo emérito de Tefé e atualmente vigário em Fonte Boa, iniciou na nossa
paróquia as celebrações do 1º Centenário da Prelazia de Tefé (19102010).
E por fim, no domingo de Jesus Cristo Rei do Universo, encerramos o Ano Catequético
com celebração da Primeira Comunhão de 34 crianças.
Esperanos
ainda a novena de Natal em Família . Ao nosso bom Deus seja dado glória e
ação de graças por tudo que nos permitiu realizar neste ano e por nos preservar na saúde. A nossa
vida de frades, na maior parte do tempo se expressa pela presença no meio deste povo, pela
oração do ofício divino rezado “a dois” no silencio da igreja matriz e das vésperas que
celebramos junto com a Eucaristia, da qual participa um pequeno grupo de nossos paroquianos.
Em outubro, rezamos o Terço nas casas das famílias que nos convidaram. A Novena da
Imaculada será mais um momento pessoal de nos dois.
Desde a metade de setembro, pela gentileza do pessoal do IBAMA podemos acessar
gratuitamente a internet, embora de modo limitado, pois vários comunicadores e páginas não
abrem. Assim, depois de muitos meses foi possível estabelecer o contato com a província mãe na
Polônia e com alguns de vocês.
Dia 22 de outubro fui convidado para dar a bênção a uma radio comunitária FM
Juruá ,
embora o pessoal que trabalha lá é de outras igrejas evangélicas. Desde então continuamos com
dois horários fixos na rádio, frei Mário nas quartasfeiras
e eu nas sextasfeiras.
Terminando, então, desejamos assegurar que por meio da oração “a distancia”
acompanhamos vida da Província e de cada um de vocês nossos irmãos, irmãs, amigos e
benfeitores. A todos desejamos um santo e proveitoso Advento do Senhor.
Juruá, 29 de novembro de 2009,
Festa de Todos os Santos da Ordem Seráfica.
Com fraterno abraço Frei Janusz Danecki, OFMConv.
Frei Mario Pruszak, OFMConv.