terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Jornada Mundial da Juventude-JMJ 2011

A última JMJ reuniu milhares de pessoas na Austrália em 2008
Madri (Sábado, 30-01-2010, Gaudium Press) Apesar de ainda faltarem 561 dias para que Madri, capital da Espanha, seja sede da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), de 2011, a Polônia anunciou que vai participar do encontro mundial com 50 mil jovens. A Jornada Mundial da Juventude Madri acontece de 15 a 21 de agosto de 2011. As informações são do site oficial da JMJ Madrid 2001.

Para chegar a este propósito, a Conferência Episcopal da Polônia irá anunciar nos próximos dias um plano que consiste em assegurar que todas as paróquias do país, ao redor de 1.200 , envie no mínimo 50 jovens. Neste fim de semana, será relizado o lançamento oficial em todas as dioceses da Polônia.

"Os delegados da Juventude das dioceses polacas se reunirão, cerca de 180 pessoas entre sacerdotes, representantes de movimentos católicos, religiosos e jovens, para se preparar para o encontro", assinalou a JMJ Madri 2011.

Dentro dos planos que tem a Polônia também está a criação de um centro de preparação para a JMJ em cada uma das dioceses. Alí, os jovens que vão participar receberão formação a nível espiritual e formação sobre a cultura religiosa espanhola. Também está sendo planejado uma peregrinação a Santiago de Compostela, localizada na Espanha, durante o verão deste ano.

Embora o objetivo é ir a Madrid com 50 mil jovens, a Polônia espera bater, em 2011, o número de 60 mil jovens polacos que participaram do encontro de Roma em 2000.

França irá com 70 mil jovens

Recentemente, a França também anunciou que sua participação na JMJ do próximo ano será com 70 mil jovens, cifra similar ao número dos jovens que participaram no encontro com João Paulo II em Roma, no ano 2000.

O país europeu realizou, no dia 9 de janeiro desse ano, a primeira jornada de preparação para o encontro em Madrid: "A jornada de trabalho atraiu um grande número de pessoas: 160 delegados da Pastoral Juvenil que representavam 79 dioceses francesas assim como várias comunidades, movimentos e serviços da Igreja", informou a JMJ.

Como preparação, o Serviço Nacional pela Evangelização dos Jovens da França propôs quatro encontros prévios à jornada de 2010, onde serão realizadas várias sessões de formação e aprofundamento espiritual.

Jovens de diferentes nacionalidades unidos como voluntários

Cerca de 30 jovens, oriundos de países como Portugal, França, Polônia, Congo, Estados Unidos, México, Panamá, entre outros, se uniram recentemente como voluntários dentro da equipe organizadora da JMJ na Espanha.

"Queremos destacar que os voluntários internacionais são uma parte importante da organização e grande parte deles serão os embaixadores da JMJ em seus países", assinala a JMJ Madrid 2011 em seu site oficial.

Fonte:http://www.gaudiumpress.org/view/show/13035-polonia-ira-para-jornada-mundial-da-juventude-madri-2011-com-cerca-de-50-mil-jovens

Mais informações no site oficial da Jornada Mundial da Juventude Madrid 2011: www.jmj2011madrid.com

Gaudium Press / Sonia Trujillo

Nenhum comentário:

Seguidores