segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Papa pede orações para superar fratura entre ciência e fé Intenção do Apostolado da Oração após o ano de Galileu

CIDADE DO VATICANO, domingo, 31 de janeiro de 2010 (ZENIT.org).- Bento XVI pediu as orações dos fiéis para superar a brecha frequente entre fé e ciência, depois de ter celebrado o ano de Galileu Galilei.
Esta é a proposta feita nas intenções de oração para o mês de fevereiro, contidas na carta pontifícia que o Papa confiou ao Apostolado da Oração, iniciativa seguida por cerca de 50 milhões de pessoas nos cinco continentes.

O Bispo de Roma apresenta duas intenções, uma geral e outra missionária.

A intenção geral para este mês é: “Por todos os cientistas e os homens de cultura, para que, por meio da sincera pesquisa da verdade, possam chegar a conhecer o único verdadeiro Deus”.

A proposta do Papa ocorre após as iniciativas propostas pela Santa Sé no Ano Internacional da Astronomia, por ocasião dos 400 anos da invenção do telescópio por parte de Galileu.

Com várias intervenções neste ano (por exemplo, seu discurso ao congresso, “Do telescópio de Galileu à cosmologia evolutiva”), Bento XVI mostrou como a fratura entre ciência e fé não tem fundamento, e afirmou que, muito além de erros históricos ou interpretações errôneas da história, Galileu foi um verdadeiro cientista e homem de fé.

A intenção missionária que o Papa apresenta para o mês de fevereiro é a seguinte: “Para que a Igreja, consciente de sua identidade missionária, se esforce em seguir fielmente Cristo e proclamar o seu Evangelho a todos os povos”.

Nenhum comentário:

Seguidores