domingo, 14 de fevereiro de 2010

Restos mortais de Santo Antônio serão apresentados para veneração na Itália



Publicado 2010/02/02
Autor: Gaudium Press
Secção: Mundo


Basílica de Santo Antônio de Pádua

Itália (Terça, 02-01-2010, Gaudium Press) Nos dias 15 a 20 de fevereiro desse ano, os fiéis da cidade de Pádua, na Itália, poderão venerar a urna de vidro que contém os restos mortais de Santo Antônio, canonizado em maio de 1232 pelo então Papa Gregório IX.

A apresentação das relíquias, que estarão em exposição na Basílica de Santo Antônio, coincide também com a festa litúrgica da Transladação de Santo Antônio, realizada anualmente na Basílica, em Pádua, no dia 15 de fevereiro.

A celebração recorda a primeira transladação, que ocorreu no dia 8 de abril de 1263 por obra de São Boaventura (que, naquela ocasião, encontrou a língua do santo intacta) e a outra que aconteceu no dia 15 de fevereiro de 1350, quando a tumba do Santo foi descoberta.

Ao final destes cinco dias de veneração, a urna com os restos mortais de Santo Antônio vai retornar à Capela da Arca após um complexo trabalho de restauração iniciado em 12 de abril de 2008 e concluído no dia 4 de dezembro do ano passado.

Santo Antônio

Fernando de Bulhões (verdadeiro nome de Santo Antônio) nasceu em Lisboa em 15 de agosto de 1195, numa família de posses. Aos 15 anos entrou para um convento agostiniano, primeiro em Lisboa e depois em Coimbra, onde acredita-se que tenha sido ordenado.

Em 1220 trocou o nome para Antônio e ingressou na Ordem Franciscana. na esperança de, a exemplo dos mártires, pregar aos sarracenos no Marrocos. Após um ano de catequese nesse país, teve de deixá-lo devido a uma enfermidade e seguiu para a Itália.

Ficaram célebres os sermões que proferiu em Forli, Provença, Languedoc e Paris. Em todos esses lugares suas prédicas encontravam forte eco popular, pois lhe eram atribuídos feitos prodigiosos, o que contribuía para o crescimento de sua fama de santidade.

A saúde sempre precária levou-o a recolher-se ao convento de Arcella, perto de Pádua, onde escreveu uma série de sermões para domingos e dias santificados, alguns dos quais seriam reunidos e publicados entre 1895 e 1913.

O religioso faleceu a caminho de Pádua em 13 de junho de 1231. Foi canonizado em 13 de maio de 1232 (apenas 11 meses depois de sua morte) pelo Papa Gregório IX.

Santo Antônio de Pádua ou de Lisboa tem sido, ao longo dos séculos, objeto de grande devoção popular. Sua veneração é muito difundida nos países latinos, principalmente em Portugal e no Brasil. Sobre seu túmulo, em Pádua, foi construída a basílica a ele dedicada.

Nenhum comentário:

Seguidores