quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Santuário de Fátima divulga programa de festa pelos pastorinhos beatos

Publicado 2010/02/05
Autor: Gaudium Press
Secção: Mundo


Santuário celebra este ano o centenário de nascimento de Jacinta Marto
Fátima (Sexta-feira, 05-02-2010, Gaudium Press) O Santuário de Fátima anunciou ontem a programação da festa litúrgica pelos pastorinhos Francisco e Jacinta Marto, confidentes dos segredos de Nossa Senhora e beatificados em 2000 pelo então Papa João Paulo II. A Igreja celebra anualmente no dia 20 de fevereiro.

Segundo a Rádio Vaticana e a assessoria da reitoria do Santuário mariano, o programa deste ano está voltado para as crianças ainda que abranja também o envolvimento das famílias. Além disso, desde o ano passado o santuário vem trabalhando, no terceiro sábado de cada mês, em um programa específico para os mais novos, entitulado "Um dia com as crianças", recordando os pastorinhos beatos de Fátima.

Ainda de acordo com a assessoria do Santuário, as atividades litúrgicas e pastorais em Fátima estão focadas este ano na figura de Jacinta Marto, cujo centenário é comemorado agora em 2010. O centenário coincide com a visita que o Papa Bento XVI fará à Fátima entre os dias 11 e 14 de maio deste ano.

Ainda como parte do centenário de Jacinta, o Santuário também anunciou a abertura de uma exposição a partir do dia 4 de junho sobre a pastorinha, considerada por muitos a mais devotada, entre os irmãos, à Virgem, à Igreja e ao Papa.

"Por feliz coincidência, teremos o Santo Padre em Fátima no ano em que se celebra o centenário do nascimento de Jacinta Marto, a pastorinha vidente que mais desenvolveu as expressões de dedicação ao Papa e à Igreja. Dentro do âmbito dos acontecimentos de Fátima, este é um elemento especialmente significativo, dado que corresponde a um dos traços mais relevantes do perfil espiritual da pequena Jacinta", disse o Padre Vítor Coutinho, presidente da comissão que organiza o congresso.

Nenhum comentário:

Seguidores