sábado, 27 de março de 2010

Evangelhos dominicais comentados





Domingo de Ramos (28 de março)

Lc 22,14—23,56: “Tenho desejado ardentemente comer convosco esta páscoa”.

Com este domingo chamado de Ramos ou da Paixão do Senhor, damos início à maior das semanas do ano litúrgico, a Semana Santa. O evangelista Lucas nos apresenta cinco momentos da Paixão de Cristo. 
1. Instituição da Eucaristia: nela Jesus estará sempre presen te, mostrando que sua morte não é o fim, mas a passagem (páscoa) para o banquete definitivo no Reino de Deus.
2. Discurso de despedida: sabendo que iria morrer, nosso Senhor se dirige aos seus apóstolos e lhes pede a sua fidelidade, ao mesmo tempo que lhes adverte dos perigos que enfrentarão. 
3. Relato da negação de Pedro: sabendo que o primaz dos seus apóstolos poderá sucumbir diante de seus medos, Jesus misericordioso já o adverte e o fortalece ante as iminentes provações que enfrentará.
4. Oração no horto das Oliveiras: Jesus não se envergonha de mostrar sua fragilidade diante da imensa provação que passará pela nossa salvação. Por isso Ele ora. A oração torna-se, assim, uma força para aqueles que como Jesus, serão provados em suas vidas. 5. A prisão de Jesus: Ele é apresentado como mártir por excelência. Assumiu a nossa culpa e carregou sobre si os nossos pecados. Todos os seus verdadeiros discípulos devem também carregar a sua cruz e dar a vida por Ele, que por nós deu a sua vida.




***Frei Josué Perreira de Sousa, Frade Franciscano Conventual,
 membro do convento e Santuário Jardim da Imaculada

Todos os meses, Frei Josué estará escrevendo para
 revista Cavaleiro da Imaculada,
 e também nosso blog estará postando.

 
Assine e leia: cavaleiro@franciscano.org.br


Nenhum comentário:

Seguidores