quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Bem vindos Anglicanos a Igreja Católica Romana

Vaticano saúda anglicanos na Igreja Católica
out 21, 2009 Author: jaque | Filed under: Popular


O processo irá permitir que grupos de anglicanos a se tornar católico e reconhecem o papa como seu líder, ainda temos que manter os ritos paróquias anglicanas, funcionários do Vaticano. O movimento vem cerca de 450 anos após o rei Henry VIII rompeu com Roma e criou a Igreja da Inglaterra, precursora da Comunhão Anglicana.

As paróquias seria liderada pelo ex-clero anglicano – incluindo aqueles que são casados – que seriam ordenados como sacerdotes católicos, disse o reverendo James Massa, diretor ecumênico dos Estados Unidos da Conferência dos Bispos Católicos.

“Isso configura um processo para grupos inteiros de anglicanos – clérigos e leigos – para entrar para a Igreja Católica mantendo as suas formas de culto e de outras tradições anglicana “, disse Massa.

O número de anglicanos que desejam aderir à Igreja Católica tem aumentado nos últimos anos como a Igreja Anglicana tem recebido a ordenação de mulheres e clérigos abertamente homossexuais e abençoou uniões homossexuais, disse o Cardeal William Joseph Levada, chefe da Congregação do Vaticano para a Doutrina da a fé.

As conversações com o Vaticano recentemente começou a acelerar, os funcionários do Vaticano disse que, levando ao anúncio de terça-feira.

“A Igreja Católica está a responder aos muitos pedidos que foram apresentados à Santa Sé de grupos do clero anglicano e fiéis em diversas partes do mundo que desejam entrar em comunhão plena e visível”, disse Levada.

Levada disse que “centenas” de anglicanos em todo o mundo manifestaram seu desejo de aderir à Igreja Católica. Entre eles estão 50 bispos anglicanos, disse o Arcebispo Joseph Augustine Di Noia da Congregação para o Culto Divino.

Enquanto padres anglicanos casados podem ser ordenados como sacerdotes católicos, o mesmo não se aplica aos bispos anglicanos casados, Levada disse.

“Nós temos orado por esta unidade há 40 anos e nós não antecipou que isso aconteça agora”, disse Di Noia. “O Espírito Santo está em ação aqui”.

Um grupo interessado é a Comunhão Anglicana Tradicional, uma associação de igrejas que é separada da Comunhão Anglicana e tem centenas de milhares de membros em todo o mundo. O TAC, em 2007, pediu ao Vaticano para a unidade com a Igreja Católica com a estipulação de que o grupo mantêm seus ritos Anglicana.

O primaz da TAC, o arcebispo John Hepworth da Austrália, disseram em uma declaração de terça-feira que o anúncio do Vaticano, “mais do que jogos os sonhos que se atreveu a incluir em nossa petição dois anos atrás”.

Isso porque mover do Vaticano envolve não só o TAC, mas outros grupos anglicanos que desejam unir-se com a Igreja Católica, disse que o direito Rev. Daren K. Williams, bispo da diocese ordinária ocidental da Igreja Anglicana da América, que é parte do TAC.

O Vaticano ainda tem que liberar todos os detalhes da oferta, e os líderes do TAC vai se reunir e discutir como reagir quando o faz, disse Williams. Mas Williams disse que acredita que grande parte do TAC vai responder favoravelmente.

Williams, que também é reitor de Todos os Santos da Igreja Anglicana em Fountain Valley, Califórnia, disse que seus paroquianos em geral têm sido “muito bem receber” O anúncio de terça-feira.

“É encorajador para eles saber a sua experiência de adoração não seria de cabeça para baixo pela Igreja Católica Romana”, disse Williams. “A pessoa no banco deve ver muito pouca diferença na forma como oramos. Podemos ser convidados a rezar em voz alta para qualquer papa que acontece estar no escritório, além de rezar para o nosso primata.

“Realmente, não haveria muito pouca diferença de outros”.

As paróquias mantendo os ritos anglicanos não iria responder aos bispos católicos, mas a nível regional ou nacional “ordinariatos pessoal”, que apresentará um relatório para o papa, disse Massa. Aqueles funcionários clero frequentemente será ex-anglicano, funcionários do Vaticano.

A Igreja da Inglaterra disse que o movimento termina um “período de incerteza” para grupos anglicanos que queria mais unidade com a Igreja Católica.

Ambos os grupos têm uma “sobreposição substancial na fé, na doutrina e espiritualidade” e continuará a realizar diálogos oficiais, os arcebispos de Canterbury e Westminster, disse em um comunicado conjunto.

“Os anglicanos que se aproximaram a Santa Sé ter claramente o seu desejo da unidade plena e visível na Igreja una, santa, católica e apostólica”, disse Levada. “Ao mesmo tempo, eles nos disseram da importância de suas tradições anglicana de espiritualidade e de culto para a sua caminhada de fé.”

Preservar as tradições anglicana, como os rituais de massa, aumenta a diversidade da Igreja Católica, disse ele.

“A unidade da Igreja não exige uma uniformidade que ignora a diversidade cultural, como mostra a história do cristianismo”, disse ele. “Além disso, as tradições mais diversas presente na Igreja Católica de hoje são todos raízes no princípio enunciado por São Paulo em sua carta aos Efésios:” Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo."

fonte:
http://superagora.com.br/2009/10/21/vaticano-sauda-anglicanos-na-igreja-catolica/

Nenhum comentário:

Seguidores